Quem sabe faz a hora: plantando árvores

Andrea Drummond me auxilia no plantio da "minha" quaresmeira 

(foto de Marta Alencar)


No meu modo de ver, é preciso que a gente sempre se pergunte o que tem feito para que o mundo seja um lugar um tantinho melhor do que quando a gente chegou aqui. Gosto de pensar que estou a serviço da vida, e não importam minhas limitações: sempre vou fazer o que estiver ao meu alcance para que este planetinha se transforme num local mais agradável para viver.

Foi pensando nisso que aceitei o convite da Tina Descolada para uma ação conjunta na Serra do Rola-Moça (MG). Ela iria reunir uma galera para um plantio de árvores numa região degradada no povoado de Casa Branca, pertinho da capital mineira.

Tem delícia maior do que ver estes miúdos junto com a Tina Descolada, engajados no plantio de mudas? 

(Foto de Marta Alencar)


As limitações de mobilidade de D. Didila, com 90 anos, não a impediram de dar 

sua contribuição, com o auxílio precioso de Lucas Machado 

(Foto de Marta Alencar)


As mudas, de médio porte, apropriadas para o clima e o tipo de terreno, foram fornecidas pelo IEF. Com antecedência, as covas foram preparadas com composto orgânico, e no domingo, dia 15, lá estava uma turma animada a dar sua contribuição pela preservação do meio ambiente. Adultos, crianças miúdas, uma senhora de 90 anos, alguns adolescentes e quatro cadeirantes: escolhemos nossas mudas e solenemente as depositamos na cova, o berço em que elas irão se desenvolver, a fim de colaborar para a recuperação daquela área.

Eu, que nunca havia plantado uma árvore, fiquei muito comovida ao ver aquela gente toda também se colocando a serviço da vida. Diante das graves crises planetárias pelas quais passamos, fica aqui registrado o meu desejo de que cada um de nós possa interiorizar ou desenvolver o respeito pela vida em todas as suas formas – e que possamos ser mais gentis com a natureza.

Agatha é uma cadeirantinha fofa, que colabora muito com as ações da Tina

(Foto de Marta Alencar)


Não é preciso dizer que eu estava feliz da vida, né?

(Foto de Marta Alencar)


“Plante para o planeta, plante para as pessoas. Plantar árvores é um jeito simples de proteger e apoiar o meio ambiente, a agricultura, o abastecimento de água, o desenvolvimento comunitário e a saúde, bem como o clima mundial.” 
James Tulloch


Por que plantar uma árvore?


  • Para evitar enchentes (porque as árvores absorvem a água da chuva)
  • Para alimentar os seres vivos (folhas, frutos, madeira e raízes servem de alimento para diversos deles)
  • Para proteger o solo e evitar a erosão
  • Para fornecer sombra
  • Para respirar



Nesta área degradada, em Casa Branca, fizemos o plantio de mudas. Aos poucos,

 as pessoas iam chegando para ajudar...

(Foto de Laura Martins)


Apesar da degradação, ainda subsiste uma nascente! Veja do meu lado esquerdo...

(Foto de Leo Silva)



Para saber mais:






Lagoinha da região, onde aproveitei para molhar os pés...

(Foto de Leo Silva)


O blog Cadeira Voadora está em novo endereço, vc sabia? Clique na imagem para acessar!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes