Feira da Praça Benedito Calixto (SP)

"Feira da Benedito", para os íntimos...
Há muito tempo ouvia falar da feira da Praça Benedito Calixto, mas ainda não tinha tido oportunidade de conferir essa atração turística de São Paulo.

A feira de antiguidades da Benedito ainda é desconhecida de muita gente. Não deveria: mesmo quem não curte antiguidades certamente vai gostar do programa. Ela existe há mais de 25 anos e tem cerca de 300 expositores. Ocorre todos os sábados, a partir das 9 horas, no Bairro Pinheiros. Lá encontramos discos raros, brinquedos, porcelana, cristais, máscaras, quadros, móveis, moedas e muito mais!

Chegamos cedo, por volta das 10, quando ainda não estava tão cheia. Dessa forma, pudemos circular tranquilamente entre as barracas, mesmo com cadeira de rodas. Apesar do ligeiro aclive, é possível. Há espaço para andar entre as barracas, se a sua cadeira não for muito larga e se não houver muita gente circulando. Do contrário, não vale a pena ir, pois você pode ficar frustrado. Há também rebaixamento de calçadas. Assim, pode-se rodar também pelas lojas e restaurantes que ficam no entorno.

Antiguidades, arte, artesanato -- você encontra na Benedito!
(Foto de Adriana Gama)


O público que frequenta a feira é eclético e descolado. Gente bonita e alegre, de várias tribos, de todas as idades, incluindo idosos e crianças.

No centro da praça, escondidinha pelas barracas, uma simpática e deliciosa praça de alimentação, com um parquinho para os miúdos se divertirem. O pastel? Ahhh, o pastel... Não saia de lá sem provar! É muito bom. Clique aqui para ler um artigo a respeito do Pastel do Cícero; duvido que você não vai querer ir lá no próximo sábado conferir!

Um pastel que deixa lembranças...
(Foto de Dé Comber, do site Diários Gastronômicos)


Em volta, há galeria de arte, lojas para decoradores e designers, casas que vendem pôsteres, roupas e bótons para a galera que curte rock. Há também galerias com lojinhas de artesanato de qualidade. É a moda do feito à mão: roupas bacanas, acessórios que fogem do convencional... Faça uma pausa para tomar um cafezinho gostoso, com um biscoito a-do-rá-vel no Café e Biscoiteria Nacional, que fica dentro do Espaço Carol Martini. Tem uma rampa íngreme na entrada; dá pra entrar e visitar algumas lojas. Para outras, há degraus e até escada. =(

Topo Gigio fez parte da minha infância... Ele também pode ser encontrado
na Feira da Benedito.


Numa galeria de artesanato perto do Carol Martini, encontrei banheiro; não era adaptado, mas consegui utilizar. Minha cadeira de rodas tem somente 58cm de largura, sou muito leve e faço transferência com facilidade. Se não for seu caso, acho difícil conseguir usá-lo, a não ser que alguém o carregue.

Algo que não fiz, e que vale fazer, é entrar em contato com a Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto e verificar onde se pode encontrar um banheiro acessível nas proximidades. Se alguém descobrir, por favor nos conte!

Para almoçar, muitas opções. Escolhemos o Consulado Mineiro e não nos decepcionamos. Comida para mineiro nenhum botar defeito: a couve estava perfeita, e a galinhada com açafrão, indescritível. Chegue cedo, porque dá fila – enorme. Porém, nos surpreendemos: havia prioridade para cadeirantes. Então, a primeira mesa que vagou na calçada foi destinada a nós. Não, o restaurante não tem acesso para cadeirantes. Se não quiser ficar na calçada, os garçons o ajudarão a superar os poucos degraus. Porém, acho compensador permanecer do lado de fora, observando a animada vida da praça e vendo desfilar os “personagens” da Benedito…

Estes músicos tocam um som e tanto!


Algo que me surpreendeu foi a sensação de segurança; não vimos nenhuma espécie de risco, e observamos policiais fazendo uma ronda discreta. Mas, como só estivemos  lá uma vez, essa pode ser somente uma impressão...

Ah! Já ia me esquecendo. Há música de qualidade rolando por lá. Desde o tradicional chorinho, no centro da praça, até grupos de jazz tocando na calçada.

E você nem sabia o que estava perdendo, não é mesmo? Decididamente, foi dos programas de que mais gostei em Sampa, a cidade do meu coração.

Fomos de táxi. Mas, dependendo de onde você estiver hospedado, dá pra ir de metrô.


Nota: como esqueci a câmera no hotel, as fotos tiveram de ser retiradas do Google, ok? Sorry!


Clique aqui ver no YouTube um vídeo bacana sobre a Feira:
Conheça a Feira Benedito Calixto!



Comentários

  1. Adoreeiiii Laura...te achei no blog do Alessandro e valeu muito a pena! Semana que vem estarei na Benedito com amigos, filha e toda a trupe!!! Não sou cadeirante, mas me considero simpatizante da causa...o textinho no Blog do cadeirante sobre falcessibilidade é meu...dá uma passadinha por lá e depois diz o que achou! Parabéns pelo post...tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou,Fernanda! É um prazer receber sua visita!

      Já que vai à praça, não se esqueça de provar o pastel... rsrsrs

      Vou dar uma passadinha no blog do Sam e ler seu texto.

      Bjks e até mais!

      Excluir
  2. Laurinha, adorei o post! São Paulo também acontece no meu coração, sempre! ;)
    Beijão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes