Circulando de metrô em São Paulo

Por Vivi Paixão*
(texto e fotos)

Via de regra, a nossa cidade natal guarda as lembranças de nossa “infância querida, que os anos não trazem mais” (Casimiro de Abreu). Mas há sempre uma segunda cidade com que nos identificamos, onde nos sentimos bem e que mora em nosso coração. E eu descobri que, pra mim, essa segunda cidade é São Paulo.

Para quem vai a São Paulo pela primeira vez, um ótimo ponto de partida é a Avenida Paulista. Estamos falando do endereço do maior centro financeiro do país, onde estão os escritórios das grandes empresas, mas também centros turísticos e culturais como Masp (Museu de Arte de São Paulo).

Nos domingos a Paulista (para os íntimos…) ganha um toque de descontração, com a ciclofaixa, para os amantes das bicicletas, e o encontro de todas as tribos, de escoteiros a góticos, entre outros. [Clique aqui para ler um pouquinho mais sobre a Paulista.] E o mais importante: a avenida tem uma calçada ampla com rampas e pontos de metrô

Agora… se você vai para participar de um algum evento, não pense duas vezes: hospede-se próximo ao local.


Meio de transporte "mágico"


Na cidade com o maior número de carros do país, o meio de locomoção mais rápido e que cabe no bolso é sem dúvida o metrô (a outra opção rápida seria helicóptero $$$$). Sim, o metrô é acessível! No link http://www.metro.sp.gov.br/  você encontra todas as informações que precisa  para utilizar esse meio de transporte que, em São Paulo, é “mágico”.

O metrô conta com escadas comuns, rampas, escadas rolantes e, em pontos determinados, elevador com sistema de comunicação.

Aperte o botão do interfone
e fale com o funcionário do metrô
Se necessário, um funcionário se desloca até o local para acompanhá-lo do acesso de entrada até a plataforma, onde para o trem.  Mas fique atento! Nem todas as estações contam com elevadores. O site do metrô de São Paulo é bastante organizado e disponibiliza informações detalhadas, incluindo um mapa com legenda indicando a forma de acesso (se elevador, se escada rolante, rampa, etc.).  Clique no link abaixo para encontrar uma lista com o nome dos pontos e a forma de acesso. 


Aqui, um mapa. Preste atenção na legenda, à direita.


Ambos podem ser impressos ou você pode fazer o download para salvar no seu celular ou tablet .  (Às vezes me canso dessas “modernidades”, mas tenho que concordar que já me salvaram várias vezes… rsrs)

Como a ideia é ir a São Paulo a passeio e não a trabalho, evite os horários de pico, tipo final da tarde ou entre 7-9h da manhã. Final de semana é tranquilo.

Quando quiser ir a algum lugar, informe-se por telefone ou faça uma busca na internet pra descobrir qual o ponto de metrô mais próximo. Veja no mapa qual o trajeto que deverá fazer e… fuuiii...!  Saindo do metrô você então poderá pegar um táxi, se necessário.

Que tal agora darmos um passeio?

Se você estiver na Avenida Paulista próximo da Consolação, em frente do número 2263, encontrará o elevador.








Se tiver dificuldade e não localizar o elevador, utilize o meio de comunicação disponível nas entradas. As estações que dispõem de atendimento diferenciado são sinalizadas.

Algumas estações, como a da Estação Metrô Paulista, têm a sinalização com o símbolo internacional de acesso. Há serviço para atendimento preferencial. Vi uma senhora, que estava acompanhada do filho, utilizando. Ela estava satisfeita com o atendimento. Há um meio de comunicação, a pessoa aperta o botão do interfone e fala com o funcionário do metrô, que se desloca até a parte de fora, conduz a cadeira até o elevador e até o metrô. Vi inclusive, em uma das estações, o funcionário utilizando a escada rolante com um cadeirante. 

E então? Vamos lá?




* Esta é a segunda participação de Vivi Paixão neste blog. Ela escreveu também o texto Londres para pessoas com mobilidade reduzida (clique no link para ler!)

Vivi é “cadeirante de ocasião”, já que se locomove sem auxílio, mas, nas crises provocadas pelo lúpus, precisa usar cadeira, bengala, muleta ou andador, dependendo das circunstâncias. Ela é médica e reside em Salvador, BA. Na foto ao lado, aparece com a filha.




Para saber mais:


No blog Vencer Limites, leia excelente reportagem (com vídeo) sobre as aventuras da cadeirante Michelle Balderama nas ruas e no metrô de SP. Clique aqui.



Outros posts sobre São Paulo neste blog!

(Clique nos links abaixo para ler)




(restaurantes, Museu da Língua Portuguesa, Mosteiro)


Comentários

  1. Laura, que legal que ficou!! Muito muito muito obrigada pela confiança e convite para postar no seu blog! Espero que com essa e outras dicas aqui da "cadeira voadora" o pessoal se encoraje a circular por São Paulo!! =D Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu que agradeço, Vivi!
      E também espero que muitos cadeirantes se animem a "desbravar" São Paulo! Bjks

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes