Arte e cultura em São Paulo - MASP

O belíssimo edifício projetado por Lina Bo Bardi.(Imagem do Google)

Atualizado em 26.02.2017

Sempre que posso vou a São Paulo. Amo a cidade, pelas ofertas culturais e gastronômicas, pelos parques, pelo charme e porque me traz boas recordações.

Em 2011, fiz um post sobre uma dessas viagens, que você pode conferir aqui. Na época, por falta de tempo, não fiz relato de nossa visita ao Masp e à Pinacoteca. Sempre é tempo de fazer uma retratação, né?


No Masp, em 2016, visitando a exposição em homenagem a Portinari.



Masp


A Avenida Paulista é over: uma circulada por ela e você tem acesso a uma importante face de São Paulo. Estão ali, por exemplo, o Conjunto Nacional, a Livraria Cultura, o Parque Trianon – e o Museu de Arte de São Paulo (Masp), “o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul”, segundo seu site.

“Quando a arquiteta Lina Bo Bardi projetou o prédio do Masp, que desde 1968 descansa sobre a Avenida Paulista, o maior cartão-postal da cidade, sonhava com crianças brincando em seu vão de 74 metros de altura. Assim, não deixe de aproveitar o espaço antes de entrar, seja na feira de antiguidades aos domingos, seja simplesmente para observar a hoje não tão aberta vista para o centro.” 

Dessa forma Adriano Conter apresenta o Museu, no site da VejaSP. Achei perfeito!  





Um dos quadros de Portinari que compõem o acervo
(Imagem retirada do site do Museu)


O destaque do precioso acervo de cerca de 8 mil peças são as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas. Pode-se apreciar Rafael, Botticceli, Renoir, Monet, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall. Entre os latino-americanos, podemos curtir Diego Rivera, Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti. Entre as esculturas, temos acesso, por exemplo, a Degas, Rodin e Victor Brecheret.


Renoir do acervo do Masp


O belo edifício de 5 andares, um ícone de São Paulo, tem bom acesso para cadeirantes, incluindo banheiro.


Se você ama arte, seu programa é aqui. E antes ou depois, você pode passear pelo gostoso Parque Trianon. Basta atravessar a Paulista… Ah! Dá pra ir a pé até a Livraria Cultura. 


Parque Trianon: em frente ao Museu
(Foto daqui.)



Para saber mais:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes