Exposição de Caravaggio na Casa Fiat, em BH - Informações para os cadeirantes


"São Jerônimo que escreve" - Caravaggio
Google Imagens

Belo Horizonte está recebendo a exposição Caravaggio, na Casa Fiat de Cultura. De acordo com o site da instituição, você deve se preparar “para ver a maior exposição já realizada na América do Sul do gênio que revolucionou a arte do seu tempo”. 

A mostra reúne importantes obras do pintor e também de seguidores do mestre italiano. Vale a pena vê-las pessoalmente e se encantar com o jogo de claro e escuro, o simbolismo presente nas pinturas e a expressividade das obras, em que rugas, fios de cabelo, expressões faciais, olhares são retratados com maestria. Encantador – posso resumir assim.

"Medusa" - Caravaggio
Sucesso na exposição. Vá para saber por quê!
E não posso deixar de louvar a iniciativa da Casa Fiat, não somente por montar uma operação de guerra para trazer essas obras (veja no vídeo abaixo comentários sobre a exposição, no jornal da Globo News). É digno de nota o fato de a exposição ser gratuita. Ainda por cima, há transporte gratuito, o que é ótimo, pois a Casa está localizada num bairro distante da área central da capital mineira.

Clique aqui para ver a

Para as pessoas com deficiência, informa o site que “a exposição oferece atendimento a pessoas com deficiência visual, por meio de audiodescrições das obras expostas, material em Braille, gravações em CDs, visitas orientadas e atividades educativas”. Além disso, “será disponibilizado intérprete de Libras para o atendimento a grupos de pessoas com deficiência auditiva, agendados para as visitas orientadas e para as palestras”.

A exposição na Casa Fiat (Imagem retirada do Facebook
da instituição, porque não é permitido fotografar)


As dependências da Casa Fiat possuem acessibilidade para usuários de cadeiras de rodas. Porém, preste atenção nas seguintes situações:

·        A Casa fica no alto de uma ladeira. Mesmo que você vá de táxi, ou com outra pessoa, o embarque-desembarque não é fácil e oferece risco de queda.
·        Não há áreas de estacionamento. Talvez você consiga uma vaga na rua, mas não é garantido. 
·        Não há ponto de táxi, e em Belo Horizonte os táxis andam cada vez mais raros. Não há carros suficientes para atender à demanda. No dia que fomos, às 16h30 levamos 15 minutos para conseguir que uma empresa de táxis atendesse ao telefone, e esperamos 10 minutos para o carro chegar.
·        A Casa Fiat está localizada no Belvedere, um bairro com superpopulação, distante da área central. Congestionamentos de trânsito são corriqueiros na região.
·        O transporte gratuito da Casa Fiat não tem acesso para cadeirantes.

Há banheiro acessível, mas sem chave, por isso não pude trancá-lo. Não pedi ao segurança, porque estava acompanhada e pedi que vigiassem a porta… Há elevador (pequeno) e rampas (íngremes) para compensar os desníveis. 

Essa série de alertas não tem a intenção de fazer você desistir, mas somente de preveni-lo para que evite contratempos.

Atualização em 4/8/2014: A Casa Fiat mudou-se para uma nova sede. Para saber mais, leia meu post mais recente. Clique aqui

Charge do Quinho, sensacional, para o jornal Estado de Minas: todo mundo
quer ver a Medusa... (retirada do Facebook da Casa Fiat)

Acho que já deu pra ver que vale a pena a visita. Mas você pensou que eu terminei de contar? Não! No mesmo espaço, há também uma mostra do artista greco-italiano Giorgio de Chirico. São mais de 120 obras, entre esculturas, pinturas e litografias. E mais: acontecem também palestras e visitas guiadas.

Falar que você não pode perder parece clichê. Mas você não pode perder. Supere os desafios e confira a exposição, que bate recorde de público desde que foi inaugurada, em 22/5. No Facebook, a Casa Fiat informou que até o dia 6 de junho 35.262 pessoas já haviam visitado as exposições.

E a dica final: vá durante a semana, pela manhã ou logo após o almoço. Foi o que fizemos, e, além de não haver filas, o local não estava muito cheio.

Eu achei a exposição maravilhosa. Fiquei bastante emocionada com a maestria das obras de Caravaggio e pude conhecer De Chirico, prato cheio para quem gosta de interpretar símbolos. Alô, alô, psicanalistas!

Depois você me conte se curtiu... A exposição vai até o dia 15/7. Ah! Na saída, bata ponto na cafeteria, para trocar ideias sobre a sua experiência!


Para saber mais:





Vídeo (curtinho) sobre a exposição




Obs.: As imagens da Casa Fiat e de Quinho podem ser retiradas a qualquer momento, caso a instituição proteste. Espero que não!


Atualização em 17/2/2013

Acabo de entrar em contato com um blog sobre crítica expográfica, que contém um texto sobre esta exposição.
Como achei a análise enriquecedora, e também porque concordo com todas as considerações de sua autora, registro o link aqui. Basta clicar em:

Crítica: Expo Caravaggio em BH




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes