Memorial Minas Gerais-Vale: cultura e arte ao alcance das rodas


Olha eu aí, vivendo uma experiência mágica
na Sala Guimarães Rosa.

Se você é um cadeirante que ama arte e cultura e está em Belo Horizonte, não pode deixar de visitar o Memorial Minas Gerais – Vale. Este centro de cultura está localizado na bela Praça da Liberdade e tem como objetivo mostrar a alma de Minas Gerais, de forma interativa e contemporânea. Diz o site do Memorial: “Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam o público do século XVII ao século XXI”.  É isso mesmo!

Vou contar um pouco da nossa experiência lá, mas não é possível nem mesmo dar uma pálida ideia do que você pode encontrar. Tem que ir e sentir na pele.

No belo vídeo, texto inspirador sobre a obra de Rosa e
sobre os sertões, narrado por Maria Bethânia.
Até uma pedra se emocionaria...
São três pavimentos de história, arte e cultura transformados em experiências e emoções, ao qual o cadeirante terá acesso por uma entrada lateral, que fica na R. Gonçalves Dias. Seu acompanhante pode entrar pela Praça da Liberdade e solicitar a abertura desse portão ou você pode ligar antes e combinar tudo. E a entrada é gratuita!

Um elevador dá acesso a todos os pisos, interligados por uma magnífica escadaria. O teto foi todo restaurado e está muito bonito. Preste atenção também ao piso, que é histórico. Tem banheiro quase acessível. Não ria: é que há um pequeno desnível na entrada, com uma inclinação bastante acentuada. E, quando eu fui, a porta estava com defeito e não trancava. Fora isso, ele é amplo, moderno e bem equipado.

Repare na beleza das escadarias...
Ao entrar no prédio, você será conduzido à recepção, onde deixará sua bolsa e poderá pegar um fone de ouvido para ter acesso ao áudio das variadas salas.

E, agora, prepare-se para adentrar um universo paralelo

Primeiro pavimento

No primeiro pavimento, comecei pela Sala Guimarães Rosa, me emocionando ao ouvir a voz de Maria Bethânia narrando alguns dos magníficos trechos do grande escritor brasileiro. Há dois vídeos excelentes sobre a obra e a vida de Rosa.

Ao lado, a sala dedicada a Drummond, com manequins confeccionados pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, que trazem marcados a fogo os poemas do grande poeta itabirano, cuja voz ouvimos pelo sistema de som.

Nos manequins de Ronaldo Fraga, trechos dos
poemas de Drummond...
Na sala ao lado, as marcantes fotografias do ilustre Sebastião Salgado e, a seguir, uma sala dedicada à artista Lygia Clark.

Ande mais um pouco e tenha acesso a um projeto ambicioso: uma midiateca. Você pode passar o dia lendo e assistindo a concertos e documentários. Pode acreditar nisso? E eu repito: tudo de graça. Nós assistimos ao Bolero de Ravel com a Filarmônica de Minas Gerais. Sem comentários.

Ao lado, admire o belo jardim de inverno.

Poemas de Drummond vazados no peito das camisas.
Também de Ronaldo Fraga.


Segundo pavimento

Neste piso, as heranças e a identidade mineiras. Vídeos, móveis, utensílios, arte rupestre falam das histórias, das famílias, das fazendas, do teatro. 

Destaco a sala em que atores aparecem em telas de vídeo emolduradas (cada ator em uma tela), conversando entre si. Eles encenam a Inconfidência Mineira, de um jeito que você nunca esquecerá. No centro da sala, diversas poltronas móveis recebem os visitantes, que dão inúmeras voltas em torno de si mesmos para acompanhar os personagens nas quatro paredes.

Também merece menção especial a sala sobre o barroco mineiro, com vídeo narrado por Fernanda Montenegro. Uma aula.

Terceiro pavimento

Aqui, há salas em homenagem às manifestações populares e folclóricas, ao modernismo mineiro e ao Vale do Jequitinhonha. Há também espaços para espetáculos, cinema e exposições de novos talentos. 

Teto restaurado.

Na midiateca, conforto e tecnologia para assistir
aos documentários e aos vídeos contendo óperas e concertos.

O banheiro para cadeirantes tem um pequeno desnível na entrada.

Conclusão: tudo é tão bem cuidado, tão bonito, tão emocionante que eu asseguro: você vai querer voltar.



Para ver e saber mais:








Comentários

  1. Laura, vc é uma gracinha! É como eu costumo dizer: leve, livre e solta. O blog lindo e significa plantio. Eu amei. Também tenho uma deficiência e deambulo de cadeira. Gostaria de mandar um livro para vc. É de minha lavra. PÁSSARO SEM ASAS. Manda o seu enderço. Meu e-mail: genaura@hotmail.com
    Beijos da Genaura Tormin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Genaura, é um prazer receber sua visita! Obrigada pelas palavras carinhosas e incentivadoras!

      O blog é um plantio sim, vc tem toda a razão. Invisto nele com o adubo necessário para que cumpra sua função.

      Terei uma grande satisfação em ler seu livro. Mandarei o endereço por e-mail.

      Grande beijo!

      Excluir
  2. Oiii Laura! Vim retribuir a visita e também já estou te seguindo. Ótimo o teu blog com muitas informações!!! hehe

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes