Dicas para viajar melhor



Quer viajar, mas não tem ideia de como desenhar
o mapa do tesouro? Aceita dicas?
(Imagem: Stock.xchg)
Você quer viajar, mas não sabe por onde começar. Então, pensando em facilitar o processo, vai a uma agência de viagens e compra um pacote. Será que essa é a solução?

A primeira coisa que você tem de saber é que mesmo as agências podem lhe oferecer algo personalizado. Basta ligar para o agente de turismo, ou ir à agência, e especificar o que deseja:

·        voo pela companhia X;
·        hotel Y;
·        receptivo assim ou assado;
·        seguro-viagem com tais e tais características.

Individualize a viagem!
(Imagem: Stock.xchng)
Se você tem qualquer particularidade – e não me refiro apenas às deficiências – é importante que personalize sua viagem. Por exemplo: você é uma sapeca vovó que curte inclusive esportes radicais. O que vai fazer viajando com um grupo de pessoas de qualquer idade que aprecia programas padronizados, sem nenhuma criatividade? Ou: você adora se perder pelas ruas da cidade e descobrir novos restaurantes, conversar com os nativos, bisbilhotar as livrarias. Por que vai adquirir passeios fechados, com hora pra começar, hora pra acabar, tempo reduzido pra visitar museus e por aí vai?

Então, se não sabe por onde começar, vou te dizer. Converse bastante com seus botões, ou com seus acompanhantes, para definir o objetivo da viagem, os sonhos que querem realizar, o que preferem fazer. Depois disso, é hora de escolher um hotel com localização que favoreça a realização dos planos – e também a forma de viajar. Aéreo ou rodoviário? Ou prefere navio?

E não tenha medo de adquirir a hospedagem diretamente com o hotel ou comprar a passagem pelo site da companhia aérea. O computador não morde, e, se você aprender como fazer, vai dar tudo certinho. É muito raro eu adquirir hospedagem e passagens aéreas por agências. Em geral, faço tudo sozinha, até mesmo reservo transfer. Mas, claro, tomo todos os cuidados, como manda o figurino…

Riq Freire, para os íntimos...
(Imagem do Google)
Na internet, há uma infinidade de bons sites e blogs de viagens que ensinam tudo. Mas vale a pena começar a busca pelo Viaje na Viagem, do Ricardo Freire. A qualidade é inquestionável: é objetivo, escrito em bom português, bem-humorado, dá dicas preciosas, ensina o bê-á-bá, e um mundo de gente comenta, o que enriquece bastante os textos. Traz informações sobre uma multiplicidade de destinos e, ainda por cima, uma lista de blogs para você consultar!

Mas já vou deixar algo mastigadinho pra vcs. É que andei lendo textos que contêm dicas importantes para viajar melhor. Um, sobre a escolha e a reserva do hotel. Está aqui:



O outro também traz algo de fundamental importância, não raras vezes negligenciado pelos viajantes: procurar conhecer as leis vigentes nos locais que vc vai visitar. Já vi brasileiros sendo multados no exterior sem nem mesmo saber por quê. E há circunstâncias em que se corre até o risco de extradição. Para que passar por isso? Por que pagar mico? Não tem necessidade, tem? Este texto vc lê aqui:



O terceiro fala de algo que também costuma ser neglicenciado: o seguro-saúde. Está aqui:


Atualização em 4/2: clique no link abaixo para ter acesso a um excelente artigo sobre seguro-saúde, recém-saído do forno:




Pesquise incansavelmente. A internet está aí
para isso! 

(Imagem: Stock.xchng)
Além disso, uma dica que já dei neste blog: procure conhecer os hábitos das pessoas que vivem no local aonde vai. Há povos que fazem questão das fórmulas de cortesia (com licença, obrigado, por favor); outros são objetivos e diretos, portanto vá logo ao assunto e dispense o excesso de palavras… Custa muito pouco aprender esses detalhes, mas o benefício é imenso: fará a diferença entre você ser considerado bem-vindo ou persona non grata. Afinal, não se esqueça de que você é visita naquele lugar! Deve, em tudo, ser cortês com o dono da casa! Concorda?

Para terminar... Você tem alguma deficiência? Então, seja chato. Pergunte, pergunte e pergunte mais uma vez. Não viaje sem esclarecer todas as dúvidas. Se preciso, ligue para o hotel, para a companhia aérea, para teatros etc. Imprima todos os comprovantes. E então desencane. É hora de curtir a viagem!

Ufa! Você finalmente achou o que queria!
Agora, curta os preparativos - e a viagem...

(Imagem: Stock.xchng)



Comentários

  1. Lembra-se de quando abordei uma moça no Recoleta? Ela virou o rosto! Vc disse: "cuidado com a abordagem"... Na próxima, eu coloquei o "por favor" na frente da frase e obtivemos a informação, com muita polidez. Em Caminito, eu conversava sobre o Maradona - o que abriu todos os meus caminhos. São palavras mágicas. Respeite o outro, aprenda sua cultura, abra seus caminhos. E isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo. É preciso aprender os protocolos da cultura que vamos conhecer. Não podemos ter mentalidade de colonizador...

      Vejo muita gente reclamando de que o povo tal é grosso, mas muitas vezes isso é só reação a nossa abordagem desrespeitosa.

      No cotidiano, lamentavelmente, esquecemos as fórmulas básicas de cortesia, e muitos estrangeiros não toleram isso. "Por favor", "obrigado", "com licença" são expressões que produzem milagres. Principalmente se vierem acompanhadas de um suave sorriso!

      Abs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes