João Pessoa de cadeira de rodas – Parte 1 – Entrando no mar

Areia Vermelha (foto da Secretaria de Turismo da Paraíba)

Após uma fase em que enfrentei diversos e persistentes problemas de saúde, achei que era hora de tomar um pouco de sol e aproveitar os benefícios da água do mar. Mas destinos de praia estão longe de ser moleza para cadeirantes… Afinal, se locomover na areia ou mesmo tomar banho de mar não são tarefas simples para quem, como diria o Jairo Marques, é “prejudicado das pernas”… ou dos braços. A não ser que a gente vá ao Rio de Janeiro e procure a turma do Adapt Surf, o que estou planejando fazer em breve.

Mas me armei de coragem e acatei uma antiga sugestão da Magdinha, que havia gostado muito da cidade. Não me arrependi, e vocês verão por que, em uma série de posts. Isso mesmo! John People renderá vários posts, porque a cidade é ó-ti-ma para todos, mas para cadeirantes é dez!

Começando pelo fim

Já em Areia Vermelha, no colo do Fernando
Resolvi iniciar esta série de posts pelo último passeio, por ter sido o que ofereceria mais desafios para uma pessoa com dificuldades de locomoção, incluindo minha mãe, que tem 69 anos, artrite, etc. Você não vai acreditar: peguei a cadeira de rodas, botei o biquíni, uns trecos na bolsa, peguei a mamãe e simbora para Cabedelo, cidade vizinha a João Pessoa, onde pegaríamos o barco para Areia Vermelha, assessoradas com qualidade total pelo guia vip Fernando, da Luck Receptivo.

A ilha de Areia Vermelha (ou Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha) é um banco de areia que emerge durante a maré baixa. A região é cercada por barreiras de coral e por isso resguardada das ondas. Daí, dá pra ficar curtindo a água protegidamente, assentado ou boiando, do jeito que você achar melhor…

Este é o Maurinho...
O guia Fernando nos pegou no hotel e fomos até Cabedelo pela orla, conhecendo a bela praia do Bessa, boa para a prática do surf. Chegamos à praia de Camboinha, onde pegaríamos o catamarã pilotado pelo simpaticíssimo Maurinho, que nos auxiliou a atravessar os poucos metros de mar até a embarcação (não há píer; tem de ir andando mesmo). Bem, eu fui no colo do Maurinho ou do Fernando, já nem sei mais, e a cadeira de rodas nos ombros de algum fiel escudeiro…

Muito bem assessorada...
Maurinho (esquerda) e Fernando (direita).
Não dá pra reclamar da vida, dá??
São cerca de 20 minutos de barco até o banco de areia. Muito agradáveis, porque a paisagem é linda e havia boa música a bordo, tocada por um cantor local, com um repertório de qualidade. Descemos no mar, atravessamos a pé, e cada um se instalou onde achou mais interessante: havia mesinhas com cadeiras para os que queriam apenas observar aquela beleza toda, tomando um coquetel preparado em um abacaxi, com vodca ou uísque. Dá pra passear, mas não é permitido subir nos recifes, é claro, a fim de proteger a vida marinha. Também não se pode catar conchinhas, para não deixar os bichinhos sem teto.

Me esqueci de tirar fotos dentro do mar,
que pena! Então, vai uma no banco de areia...

Escolhemos ficar dentro d’água: afinal, era para isso que eu tinha ido lá! Para um banho de descarrego com água salgada, em paz, num cantinho do céu. Tudo com total segurança, a eficiente assessoria do Fernando e a simpatia do Maurinho. E você pensou que o paraíso fosse onde?

Planejando a travessia da praia até o catamarã, à esquerda.

Maurinho me "ensinando" a pilotar

Lilia me acompanhou neste delicioso passeio...


Mais informações:

- Comprei a viagem com a Renata Carvalho, fantástica agente de turismo, que não sossega enquanto não estiver tudo adequado para você: (31) 3222-0588 (em Belo Horizonte).

- Fizemos todos os passeios com a Luck Receptivo, que também realizou o transfer. Fomos premiadas com o guia Fernando (nos passeios) e os ótimos motoristas Mendes e Rodrigo (transfer ida e volta). Todos nota 10, sem nenhum exagero de minha parte. Sou a pessoa mais exigente que conheço!
Atualização em 31/8: transfer e passeios foram realizados em um automóvel só para nós. Nada de vans nem de ônibus, impossíveis para cadeirantes, a não ser que fossem adaptados. Quando for comprar passeios, peça um carro só pra vc! 



Posts sobre João Pessoa neste blog:


Tudo o que você precisa saber para viajar a João Pessoa está aqui. Clique nos links abaixo:









Comentários

  1. Puxa! Legal demais Laurinha! Tive uma ótima sensação quando vi as fotos... deve ser a luz que vc está sempre a espalhar né? Beijo grande!Cezar

    ResponderExcluir
  2. Laura, amei conhecer esse outro mundo! Deve ter sido um "banho para a alma". Fico feliz que tenha encontrado anjos da guarda. Obrigada pela imagens, palavras e por compartilhar esses momentos. Beijos, Maíra :)

    ResponderExcluir
  3. Foi um banho para a alma mesmo, Maíra. Vc encontrou a expressão perfeita! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Luck Receptivo30/12/2011, 10:25

    Bom Dia, Laura!

    Nós da Luck Receptivo João Pessoa sentimos muito honrados e felizes com a sua publicação!

    Sua opinião é muito importante!

    Esperamos sua visita novamente e aproveitamos para perguntar se podemos publicar essa matéria em nosso site. O que achas?

    Um Ano Novo cheio de paz, saúde, felicidades e passeios maravilhosos!

    Abraços...

    Equipe Luck Receptivo João Pessoa

    ResponderExcluir
  5. Olá, Equipe Luck!

    Fiquem à vontade para publicar a matéria. Peço-lhes apenas que citem a fonte de onde foi retirada, com o endereço do blog, ok?

    Qdo eu retornar a João Pessoa, novamente procurarei vcs. Faço votos de que continuem prestando um excelente serviço! Abraço a todos e feliz 2012.

    ResponderExcluir
  6. HEHEHEHE Eita eita q agora eu fiquei famoso e já posso me candidatar a vereador KKKKKK (VOU GANHAR COM ESSA PUBLICIDADE TODA KKKKKKK)

    Fico muitíssimo honrado com a sua publicação. Tenho total certeza q suas palavras irão abrir as portas para muitas outras cadeiras poderem voar.

    Mais importante q chegar a um objetivo, é rever o quanto superamos, batalhamos e nos entregamos de corpo e alma ate o nosso objetivo. Não foi fácil pra senhora aprender a voar, mas tenho certeza q as suas asas hj em dia batem mais q um beija-flor.

    Deus abençoe a Vc e a sua Mãe linda e maravilhosa. Muitíssimo obrigado sempre pela homenagem e pelo carinho.

    GUIA FERNANDO - LUCK JOÃO PESSOA / PARAIBA

    ResponderExcluir
  7. Eita, Fernando! Imagina a sua responsabilidade agora, depois dessa propaganda toda... Todo mundo vai querer tratamento igual!

    Minha mãe e eu somos muito gratas à vida por nos ter enviado vc como anjo da guarda em João Pessoa. Nossa viagem não seria tão boa sem o seu apoio, com certeza.

    Agradeço muitíssimo pela sua participação aqui no blog, pelas suas palavras de incentivo.

    De fato, não foi fácil pra mim aprender a voar - vc tem razão. Mas os resultados dos esforços estão compensando mil vezes o investimento que foi feito!

    Dê notícias! E até qualquer dia, em João Pessoa!

    Grande abraço e que Deus abençoe vc também, e sua família

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha!

    Ler seus comentários me deixou feliz enquanto paraibana, enquanto apaixonada pelos exemplos de amor e ética.
    A imagem tão bela que vc descreveu da nossa cidade e dos profissionais competentes que lhe acompanharam nesse vôo, com certeza deixou toda Paraíba "orgulhosa". Obrigada!
    Quanto ao guia de turismo Diego Fernando, ele merece, ele realmente é um batalhador e busca fazer com qualidade e dedicação seu trabalho.
    Fico feliz por ele representar tão bem a classe dos guias de turismo deste estado. Aqui nós temos grandes profissionais, a Paraíba preza pela qualidade.Espero que com esta propaganda todos se motivem e continuem colaborando positivamente com a realização dos sonhos de quem nos visita.

    Feliz Ano Novo Laura!

    Helena Cristina

    ResponderExcluir
  9. Oi, Helena!

    Comprovei, de fato, que há grandes profissionais na Paraíba.

    Minha mãe e eu recebemos tratamento VIP aí, em lojas, restaurantes ou mesmo barracas de praia.

    E a simpatia do paraibano é espontânea, nada de comportamento forçado para agradar ao turista. Achamos as pessoas leves, cordiais, abertas...

    Torço para que minha experiência em Jampa, a competência do Fernando e dos motoristas da Lucky que nos atenderam, a simpatia e a disponibilidade do Maurinho motivem agências e guias de turismo a preencherem a lacuna que existe, no Brasil, no que se refere ao atendimento à pessoa com deficiência.

    Qdo pegamos a mala, nela estão depositados nossos sonhos. Atender o turista é lidar com esses sonhos, não é mesmo?

    Obrigada pela participação aqui no blog. Grande abraço e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Laura
    Como todos, também fico muito feliz em ter lido seus posts sorbe a vista à minha terrinha.
    Que bom que, mesmo com as dificuldades com relação à acessibilidade, tenhas gostado tanto e aproveitado sol e mar.
    Mantemos um blog para a acessibilidade melhorar cada vez na Paraíba, o objetivo é conscientizar ;) http://pbsembarreiras.com
    Volte sempre!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço o blog de vcs! Não sei se viram, está indicado na barra lateral, à direita!

      Obrigada pela visita! Beijos e sucesso ao blog Paraíba sem Barreiras. Voltarei a João Pessoa assim que possível.

      Excluir
  11. Desejo ir e vivenciar todos estes momentos de alegria e bem estar, com minha filhota Tina, que é cadeirante e tem uma imensa vontade de voar e conhecer o mundo. E, claro , somente com profissionais competentes ao nosso redor. Carinho. Maria Helena Hackmann.

    ResponderExcluir
  12. Desejo ir e vivenciar todos estes momentos de alegria e bem estar, com minha filhota Tina, que é cadeirante e tem uma imensa vontade de voar e conhecer o mundo. E, claro , somente com profissionais competentes ao nosso redor. Carinho. Maria Helena Hackmann.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mercado Central de BH: tradição das Minas Gerais ao alcance das nossas rodas

Londres para pessoas com mobilidade reduzida

Parque Ibirapuera (SP) para cadeirantes